sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A reinvenção da palavra
As pessoas vêm reinventando a linguagem escrita ao longo dos tempos e este fato ocorre hoje principalmente na internet. Atualmente é comum ouvirmos falar em “internetês”, um neologismo que designa a linguagem usada no meio virtual, em que as palavras são reduzidas ao máximo. Os praticantes desse tipo de linguagem não se preocupam com acentuação, pontuação ou qualquer recurso gramatical; pelo contrário, a intenção é explorar ao máximo a maneira de se expressar por palavras.
Marcada por caracteres tipográficos ou mesmo pequenas imagens que demonstram a sensação do indivíduo, os emotions expressam as emoções do internauta, caracterizando esse tipo de linguagem utilizado mundialmente por jovens em chats, blogs e comunicadores instantâneos.
A preocupação é até que ponto esse tipo de linguagem pode influenciar no aprendizado da comunicação entre as pessoas? O uso do “internetês” é tão comum, que fatalmente estará fazendo parte do nosso dicionário num futuro muito próximo, circulando legalmente por todos os cantos. E quando isso acontecer, mesmo aqueles que não utilizam essa forma reduzida de se expressar, acabarão adotando a nova linguagem, trazendo uma vulgarização da Língua Portuguesa.
Num século em que tudo é tão rápido, toda essa revolução lingüística nos leva a perceber um retorno à era do homem das cavernas, quando a imagem comunicava o que as palavras ainda não nascidas não podiam dizer.
Diego Lucas

2 comentários:

adorei muito,maneiro,vai ajudar muitas pessoas que num sabem essas jirias doidas que os jovens de hoje usam,vai ser muito utiul

Com certeza, os neologismos que a gíria traz para nossa língua, mais a reforma ortográfica e tantas mudanças acabam transformando a comunicação numa torre de babel contemporânea...rs.

Concordo com o professor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More