domingo, 16 de novembro de 2008

A fome em seus mútiplos sentidos

Comer é uma palavra de sentidos variados. Segundo o dicionário Aurélio, “é o ato de introduzir alimentos no estômago pela boca, mastigando-os e engolindo-os.” É também “destruir, consumir, corroer;” e mais ainda: é “roubar, furtar.” Fugindo, entretanto, às definições apresentadas, venho tratar do vocábulo comer sob a ótica pornográfica.
Principalmente nas periferias das cidades, os neologismos e criação de novos significados para palavras são abundantes, contrariando a estimativa de que o vocabulário das classes baixas é restrito. O que acontece é que as palavras utilizadas pelas pessoas de classes sociais mais baixas não estão contidas em dicionários. Em especial, no que se refere a palavrões, ou atos que representam tabu para a sociedade, existe uma imensa variedade de expressões que adquiriram duplo sentido entre as massas populares – e que acabaram também sendo utilizadas pelos jovens de classes mais elevadas. Um exemplo comum é a palavra comer. Ouve-se comumente um jovem dizer que “comeu uma mulher”, o que não significa que ele a introduziu pela boca e mastigou, mas que ele manteve relações sexuais com ela. Até mesmo entre os adultos, costuma-se ouvir que “ Fulano comeu o amigo pelas coxas”, no sentido de que Fulano traiu o outro, enganou, prejudicou. Entre as várias acepções da palavra comer, ouve-se também que alguém “comeu com os olhos”, quando se quer dizer que ficou olhando com desejo.
No sentido de manter relações sexuais com alguém, a palavra comer representa bem o ato, já que a alimentação - como a atividade sexual - são fatores que contribuem para o bom funcionamento do organismo humano. Assim, a atividade sexual alimenta o homem tanto quanto o ato de almoçar, jantar. E, da mesma forma que a alimentação excessiva pode prejudicar a saúde física do homem, a atividade sexual desordenada acarreta problemas físicos e psicológicos. De ordem física, quando não são tomadas as devidas precauções contra doenças sexualmente transmissíveis; de ordem psicológica, quando é desconsiderado o aspecto emocional, o que deixa o indivíduo em desequilíbrio.
Caso venha a ser oficializada a utilização da palavra comer, com o sentido de copular, um único contratempo pode ocorrer, por conta do duplo sentido da palavra comer: se convidado para um jantar, nunca se saberá ao certo o tipo de comida presente no cardápio.
Diego Lucas

1 comentários:

Excelente esse texto, professor. Além de tudo, divertido. Parabéns!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More